Distonia é uma desordem que afeta a maneira como uma pessoa se move. Mais especificamente, pessoas com distonia têm contrações musculares involuntárias, que podem causar posturas anormais.
A distonia pode afetar qualquer músculo do corpo, incluindo a face, pescoço, tronco e membros. O impacto da distonia pode ser muito variável entre indivíduos. Algumas pessoas têm contrações musculares em apenas uma parte limitada do corpo durante uma atividade específica, como a cãibra do escritor, que afeta a mão durante a escrita. Para outros, a distonia pode afetar partes múltiplas do corpo ou mesmo o corpo inteiro.
Distonia também pode ser o único sintoma que um indivíduo tem, ou pode aparecer com outros sintomas, incluindo tremor rítmico involuntário de partes do corpo e ataxia.
O que causa distonia?
Dada a existência de múltiplos tipos de distonia, várias são as potenciais causas. Por exemplo, a distonia pode ser causada por mutações genéticas, lesões cerebrais, exposição a toxinas ou determinadas medicações, ou a morte progressiva de neurônios no cérebro.
Em alguns indivíduos, episódios de distonia podem ser desencadeados por estresse, exercício, ou pela execução de tarefas específicas. Muitas pessoas desenvolvem distonia sem uma causa identificada; isso é conhecido como distonia idiopática, que é objeto de pesquisas em andamento.
Como a distonia é tratada?
Até o momento, não há cura para a distonia, mas existem tratamentos para controlar os sintomas. Certas medicações podem ser prescritas para reduzir os sintomas, e injeções de toxina botulínica podem diminuir o impacto da distonia através do bloqueio das contrações musculares.
A estimulação cerebral profunda (ECP) é uma opção cirúrgica efetiva no tratamento da distonia, fornecendo pulsos elétricos ao cérebro através de eletrodos implantados cirurgicamente. Um número significativo de atuais pesquisas em distonia focam em encontrar opções de tratamento que possam ser adaptados aos sintomas de distonia de cada indivíduo.
Se você quiser aprender mais sobre distonia, veja essas fontes (em inglês) da Fundação Médica de Pesquisa em Distonia (Dystonia Medical Research Foundation) e do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames Cerebrais (NIH National Institute of Neurological Disorders and Stroke).
Snapshot escrito por: Sarah Donofrio
Editado por: Dr. Larissa Nitschke
Traduzido para o Português por: Priscila Pereira Sena
Read Other SCAsource Snapshot Articles

Snapshot: What is RFC1?
RFC1 is a gene that encodes for replication factor C subunit 1, a component of the protein replication factor C (RFC), which plays an important role in DNA synthesis. RFC Read More…

Snapshot: What is the Brief Ataxia Rating Scale (BARS)?
How do you accurately measure something as nuanced as coordination? For clinicians assessing ataxia, this question has driven the development of various rating scales. The Brief Ataxia Rating Scale is Read More…

Snapshot: ¿Qué es la Distonía?
La distonía es un trastorno que afecta a la forma en que una persona se mueve. Específicamente, las personas con distonía tienen contracciones musculares involuntarias, que pueden causar posturas de Read More…